15.6.02
O ex-astro do futebol argentino Diego Armando Maradona, que está em férias no Panamá, se ofereceu neste sábado para dirigir "de graça" a seleção da Argentina, depois de a equipe ser eliminada da Copa do Mundo 2002.
"Eu dirigiria a seleção até de graça", afirmou Maradona, que chegou ao Panamá depois da insistência de seu amigo, o tetracampeão mundial de boxe Roberto "Mão de Pedra" Durán.
14.6.02
Bélgica está de bom tamanho. É um timinho menos empolgado e mais duro que o da Costa Rica. Vai dar algum trabalho, mas não vai aguentar. Os belgas fizeram o pior jogo da Copa contra a Tunísia (empatado e ruindade com Costa Rica e China). Só que a defesa brasileira precisa melhorar muuuuuuuuuuuuuito e marcar dirieto o atacante Wimots, que é velho e gordo, mas corre para diabo, bate muito e faz gols. E que venha a Inglaterra.
Troféu Micão - França, disparado.
Menção honrosa - Portugal - vai para a Supercopa do Mundo, do Farah.
Troféu Ronaldinho/98 - Verón
Menção honrosa - Figo
Troféu Roberto Carlos/ontem, hoje e sempre - todos os jogadores franceses
Menção honrosa - Batistuta, por dizer que, embora eliminada na primeira fase, a Argentina é o melhor time do mundial
Hors Concours - Roberto Carlos, o próprio.
Troféu Sou Largo para Caralho, e daí? - Itália
Troféu Técnico é Técnico em qualquer lugar - António Oliveira, Roger "Le Merde" , Marcelo Bielsa e Felipão.
13.6.02
O mesmo se aplica ao Felipão.
A Itália decepcionou bastante contra o México, que é um time comum, bem fraquinho. Se a Itália não melhorar, dará adeus rapidinho à Copa. O tal do Totti se escondeu no jogo. O grande problema, entretanto, é que os bambinos repitam 1982, quando empataram seus três primeiros jogos na primeira fase, só se classificaram na base do saldo de gols e foram campeões. Eles começaram muito mal e ganharam a Copa. Só faltava essa...
Júnior e Rivaldo foram os melhores jogadores em campo contra a Costa Rica.Ronaldo também foi bem. Os três zagueiros brasileiros foram os piores da nossa seleção.
O problema do Brasil não é a defesa ruim, mas todo o sistema defensivo que é inadequado e ruim. Os três zagueiros não grossos, como insistem em afirmar jornaistas imbecis e torcedores idiotas que nada entendem de futebol. Não são nehum primor, mas também não são péssimos como querem fazem crer. Individualmente são jogadores razoáveis, que sabem que jogar e cumprir sua função (se querem inventar e fazer o que não sabem é outra história).
O sistema defensivo como um todo, incluindo o meio-de-campo, é anárquico e mal planejado. Não há marcação e Gilberto Silva (esse sim é bem ruim e não tem nível para estar lá) fica sobrecarregado. Nem ele, nem Émerson nem qualquer outro volante sozinho consegurira dar conta de uma marcação pesada. Nossos meias não marcam e expõem demais a defesa, que está encontrando dificuldades de entrosamento, sem falar que os três zagueiros não são um primor de técnica (esqueçam, jamais haverá novamente um Luís Pereira, Oscar e outros).
Portanto, o time precisa se equilibrar para poder aspirar o título. O mieo-de-campo terá de ser formado por Gilberto Silva, Ricardinho e Vampeta, com Ronaldinho Gaúcho nobanco, entrando apenas se o Felipão resolver tirar um zagueiro.
A partida entre Brasil e Costa Rica foi uma "pelada". Seria um jogo gostoso de se ver se não fosse válido por uma Copa do Mundo. Dribles aos montões, jogadas de efeito, dois golaços (Rivaldo e Edmílson), lançamentos longos... até que foi um jogo interessante, mas não foi uma boa partida de futebol.
O futebol não foi bem jogado, a anarquia prevaleceu nos dois times. Suas estruturas táticas simplesmente desapareram após o terceiro gol brasileiro. Esse comportamento é extramemente perigoso. Um time razoável como a Dinamarca, que nem em um milhão de anos não poderá ser comparado ao brasileiro, pode nos venmcer simplesmente implantando um sistema de marcação eficiente e obedecendo a uma postura tática rígida.
Ou seja, um timinho disse, asim como a Bélgica, a Suécia, a Rússia ou outra coisa qualquer, pode complicara eliminar um Brasil anárquico e desorganizado taticamente. E isso é surpreendente em um time treinado por Felipão. A causa disso: falta de treinamento. O Palmeiras que ele dirigiu em 1999 começou a ser montado em 1997. A seleção dele tem efetivos seis meses de algum tipo de treinamento. É por isso que a defesa esteve péssima contra os esforçados atacantes costarriquenhos. E a defesa estará péssima também nos outros jogos, já que não treinou junta o suficiente.
Mas hoje, a falta de receios de se lançar ao ataque sublinhou o nosso ponto de desespero: os três defesas. Com Cafu e Júnior fazendo mais as vezes de ponta do que marcando, os zagueiros bateram muita perna e cabeça, fazendo-nos desconfiar que somos Brasil na frente e China nos fundos.
Pra quem viu Edinho, Mozer e Ricardo Gomes jogar, Anderson é um acinte. Não é jogador de seleção e ponto. O Lúcio é... digamos... esforçado. É o suficiente para vestir aquela camisa 3? Acho que não. O Edmilson marcou um golaço, mas acho que o mais regular dos zagueiros é o Roque Júnior, que hoje ficou no banco.
Enfim... como todo bom brasileiro-emigrante, quero ver o caneco do penta desfilando pelas ruas do Brasil pela TV, pra chorar como todo babaca sentimentalóide latino-americano. Mas, se os "três mosqueteiros" não se nivelarem pelo resto do time, podemos sambar já no dia 17 – seja por causa do "chuveirinho" belga, da velocidade japonesa ou do pragmatismo russo.
Que São Roque nos proteja...
Falando sobre o comportamento italiano - escuto agora na Jovem Pan o ex-meia Alemão dizendo que cansou de ver jogador italiano, em jogos em que se precisava alcançar determinado resultado, pedir para sair porque estava "com febre". Marcos Assunção, que joga na Roma, confirmou a história. Ou seja, eles se borram nos calções... Assim, não dá pra ganhar nem torneio da Vila Nhocuné...
E se eles passarem, vão garantir um bom faturamento nas lojas de cosméticos lá no Japão...sabe como é, cremes, shampoos, condicionadores...
Tá legal, a seleção enfiou 5 na Costa Rica, mas pode levar uns 10. Sem exagero. O sistema defensivo do Felipão é falho, os jogadores estão inseguros...
Tenho muito medo da nossa estreia na Copa.
Que povo mais hospitaleiro é o brasileiro!! Quando qualquer atacante vem à nossa área colocamos tapete vermelho para eles. Muita cordialidade, boas maneiras e um tapinha nas costas. Ainda bem que sobra o ataque para equilibrar o jogo...
12.6.02
Muita gente na imprensa anda reclamando das eliminações de França e Argentina, argumentando que a Copa perde muito sem as chamadas grandes seleções. Conversa das mais idiotas possíveis. Classificaram-se os melhores. Logo, as duas seleções favoritas não mereceram a classificação porque não jogaram para tal. A Copa não perde nada com a saída de argentinos de franceses. Agora, se isso demonstra baixo nível técnico, é outra questão.
Chilavert é patético. O Paraguai é patético, precisa ser arrasado pela alemanha na próxima fase. Se o time de Carpegiani, da Copa de 1998, já era muito ruim, esse é muito pior, com um goleiro gordo e fora de ritmo que anda fazendo lambanças atrás de lambanças. Deve perder de seis ou mais dos alemães. Portanto, sobra apenas o timinho do Felipão vai representar a América do Sul...
Até tive vontade de torcer contra a Argentina (no final até que dei um sorriso irônico com o desespero dos hermanos), mas o time sueco é nojento. Um time que simplesmente renuncia ao ataque e que teve medo e pavor do time sul-americano. O jogo foi ruim e os suecos demonstraram que são péssimos. Nem marcar direiro eles marcavam, deram todo o espaço do mundo para os argentinos fazerem o que quiserem. Estes foram incompetentes, preferiram os cruzamentos na área, sem falar na falta de pontaria. Pela empáfia, pela falta de modéstia e de respeito, além do fuitebolzinho pequenininho, mereceram a desclassficação. O duro foi ser eliminado por um time péssimo, como o da Suécia.
Gentes, pode ser que eu esteja sendo pentelha, mas achei uma m.... a queda de França e Argentina, porque só ganhando desses dois é que a selecinha poderia resgatar seu prestígio internacional e, principalmente, me convencer que é um time que merece ganhar essa Copa do Mundo. Pode até ser que a gente chegue lá, mas vai ter sempre um pra dizer: "Mas também sem França e Argentina ficou fácil". Assim não pode, assim não dá (ler com entonação do Viajando Henrique Cardoso)...
E lá se foi a Argentina, nosso inimigo público número 1 no quesito futebol. E agora José? As duas principais favoritas eliminadas na primeira fase. Seria a vingança dos "pequenos" sobre os "grandes"? O futebol está cada vez mais nivelado? Sorte? Azar?
Cada dia que passa acho que o futebol é cada vez mais parecido em todos os lugares do mundo. É uma especie de globalização futebolística. Tá tudo nivelado. E é por isso que essa Copa está um pouco mais divertida que as outras. Só resta saber se esse "nivelado" é mediocridade, sorte ou técnica.
Post do Aliche, que deletei sem querer...
11.6.02
A Irlanda vai ganhar a Copa do Mundo. Tem o futebol mais feio de todas as seleções, mais feio até que o da China e o da Arábia, mas vai ganhar. Vai empatar e ganhar nos pênaltis (como sempre) os três próximos jogos e vencerá a final por 1 a 0, gol de cabeça (é lógico) contra a Coréia do Sul.
Um jogo emocionante entre dois times ruins. Assim pode ser definido o jogo entre Senegay e Urugay, ou melhor, Senegal e Uruguai. O 3 a 3 demonstrou que os dois times, ao contrário do que o resultado possa sugerir, são ruins, não inspiram confiança e estão completamente deslocados nessa Copa. O Uruguai não surpreendeu, é a aquela porcaria de sempre, um time sem nenhuma criatividade e com um ataque ridículo. A defesa, que era o melhro setor do time (mas não é boa), decidiu falhar no jogo decisivo e deu três gols para os senegaleses. Os africanos fizeram 3 a 0 devido à ruindade do adversário e acharam que tinham ganho o jogo. Ingenuidade aliada a uma defesa péssima e a um sistema de jogo anárquico e pouco eficiente. A Argentina ou a INglaterra vão triturar esses africanos
A França de 2002 mostrou que é um timinho, incapaz mesmod e derrotar um time primário e previsível como a Dinamarca. O clima interno estava péssimo, como bem notou Vanderlei Luxemburgo. Jogadores não se falavam, técnico detestava metade do time, tática inexistente. A França foi tarde, e não deixará saudades. Pena que Zidane, um verdadeiro craque (mas bastante inferior a Rivaldo) ter de jogar sem totais condições e sair da Copa. Ele merecia mais. Para o bocudo Vieira, que disse que a seleçao brasileira era um time decadente, nada como um dia após o outro.
Mau, concordo que a França é sim uma força do futebol, mas nessa copa eles cuidaram de tudo menos do jogo (exatamente como fez o Brasil em 1998). Vários jogadores eram correspondentes para jornais, rádios e TVs; contratos, assessores, patrocinadores, empresários, celulares, mulher, compras, badalação...tudo isso, meu amigo, não combina com time vencedor!
E antes de mais nada quero dizer que é uma alegria ver a França eliminada. E não pelo fracasso em si, e sim por ver um adversário favorito a menos na competição.
Quanto ao Brasil... bem, o Brasil ainda não estreou na Copa. Temos a vantagem de ser a seleção com o maior tempo de preparação para esse Mundial. Apesar do treino contra a Turquia que foi um sufoco, esse Grupo é muito fraco mesmo.
Já a Argentina é o meu grande palpite para seguir a França pela mesma porta. Dos fundos é claro. Se eu tivesse participado em um Bolão, apostaria pelo empate e o adeus dos porteños. Se isso acontecer vou ficar decepcionado por um lado (acho que os caras estão jogando muito bem), mas por outro vou pagar uma cervejada enorme para a galera do trampo. A final inimigo é inimigo. E ponto final.
Agora o que mais me incomoda nessa Copa é a prepotencia espanhola. Para a imprensa e boa parte da torcida local o clima de " já ganhou" impera. É como se eles nem tivessem a necessidade de jogar. Vou rir muito quando ver o Rubiño sóbrio. Apesar da imbecilidade do povo, a Espanha, para mim está entre as grandes favoritas. E é a primeira vez que eu digo isso na vida, ao contrário dos espanhóis que sempre acham que serão finalistas e sempre perdem nas quartas de final. Ou antes...
Mas o mais legal mesmo nesta terra de Copa-só-para-"exclusivos", e que nós, os "excluódos", nos limitamos a ver os jogos basicamente nos "pubs" ingleses e irlandeses da cidade. Hooligans e mais hooligans, pintas e mais pintas e muita festa. E contra a Argentina foi um festão...
Só resta saber, depois de todos esses jogos, se a FIFA vai sacanear a gente outra vez com outra Copa na Ásia. Porque esse lance de acordar cedo, fugir do trabalho e inventar desculpas para ver os jogos tá enchendo muito o saco!
Acordei agora, com a França já eliminada, sem ter feito um gol sequer (o que faz com que tenha que ouvir calado as antas que dizem que a França não é uma força do futebol mundial) e o Senegal, no que parece ter sido um jogão, empatando com o Uruguay...
E vejo no jornal o técnico português relembrando Otto Glória: "Uma hora somos bestas, e outras, bestiais". No caso específico dele, a frase deveria ser ao contrário: "Uma hora sou bestial. Noutras, sou besta". Aliás, as imagens dele ontem eram patéticas: parecia torcedor, daqueles que comem amendoim na arquibancada...Vítor Baía no gol? Fala sério...
10.6.02
Diversos programas de TV e até mesmo jornalistas, como o imbecil Milton Neves, acha que a imprensa está atrapalhando a seleção brasileira. O dia em que a imprensa atrapalhar time de futebol esse tem de deixar de existir. A imprnesa não atrapalha nem ajuda, apenas realiza o seu trabalho, gostem ou não. Isso é coisa de jogadorzinho milionário que é muito paparicado por nada.
A Polônia é péssima, assim como o time de Portugal. Os gajos tremeram e só ganharam devido à incompetência enorme dos poloneses. Os coreanos vão passear pela área de Vítor Baía.
Já a Bélgica é ridícula, assim como coreanos e norte-americanos. A pior Copa de todos os tempos foia de 1990. A de 2002 vai chegar bem perto...
Portugal finalmente desencantou, ora pois!
Pauleta não deu mole não, compareceu três vezes, uma delas entrou com bola e tudo, o gajo!
onde será que ele estava no jogo contra os EUA? será que jogaram sem Pauleta?
ou será que os americanos fecharam mais a zaga com medo do Pauleta?
não sei, não sei, desconfio que os americanos sejam mais precavidos que os poloneses....
9.6.02
Ontem, entrou o Polga, que no final, jogou de volante, não de zagueiro.. Todo mundo tem muito medo do que estes caras são capazes.. Eu também, por sinal... mas digo uma coisa: o problema não são os jogadores, em si (apesar do Roque Junior). Com um bom esquema defensivo, qualquer zagueiro fica bom - até o Fábio Luciano. Vejam bem quem eu disse: com esquema, até FÁBIO LUCIANO joga bem..
O que quer dizer o seguinte: não há esquema defensivo. Ponha dois, três, cinco, oito zagueiros, que o pânico vai continuar o mesmo.
Já disse anteriormente aqui que acho que o Ricardinho tem tudo para acertar a armação das jogadas do time... Parece que esta foi a impressão que ficou depois do jogo, mas por outro lado, criou-se o mito de que ele é a solução para todos os problemas do futebol... Time torto? RIcardinho neles! Zaga ruim? Ricardinho neles! Massagista com dor de dente? Ricardinho é a solução!! CPI do futebol, Eurico Miranda, a família do Garrincha.... Para todos estes problemas, Ricardinho..
Alô! RIcardinho é um ótimo jogador e acho que ele não sai mais do time, mas.....é o mito do sebastianismo vindo à tona - na hora errada... Se o time for eliminado com ele em campo, o filme dele vai ficar queimadíssimo...
Será que todos os salões de cabelereiro da Argentina faliram e fecharam as portas? Só pode.
A galera tá precisando urgente de uma tosada na juba, num tá não? Se fosse só um ou outro, vá lá, mas todos!
meio estranho....
(e o David Beckham decepcionou a platéia feminina com aquele penteado que mais parecia o Woodstock, passarinho amigo do Snoopy)
Tô de volta na área!!!!! De TV nova, escapada nos bares e o escambau!! Mais tarde eu comento tudo!!!
Mas antes só digo uma coisa: "England, England, Englaaaaaaaaand!!!!!"
Ainda não me convenci. Como falta ambição para essa seleção, gente! O que seria desse jogo se no momento que o Ricardinho entrou, o Ronaldo continuasse, hein?
E está provado: O Scolari NÃO É retranqueiro! Tô começando a ficar com medo do Japão...
Moçada, achei que a Itália jogou muito bem. Foi prejudicada pela arbitragem e merecia vencer sim!
A França ainda não está morta, mas acho que o Zidane pode sentir a pressão de ser o salvador da Pátria.
Acho muito difícil a Argentina ficar fora.
O Uruguai devia ligar para a Austrália e pedir desculpas.