29.6.02

E parece que há consenso sobre o baixo nível técnico da competição. Aliás, coisa que vem se repetindo nas últimas Copas - de 90, pra cá, tudo tranqueira..E isto é consequência da política de globalização do esporte, posta em prática pela FIFA, desde os tempos de João Havelange.

Se por um lado, permitiu o enriquecimento da própria FIFA e um crescimento do futebol, como um negócio, ao incorporar milhões de novos consumidores, também colocou na Copa muito fracas e juizes idem...

Além da globalização do futebol, tivemos a globatização da Copa, ou seja, a Copa virou um evento exclusivo da TV Globo. E isto acabou sendo um mal para a própria TV Globo - fez uma cobertura capenga, pois não teve como dividir custos com outras emissoras e pior de tudo, teve um baita prejuízo.. Além de outros problemas, como a FIFA ter proibido a emissora de ter câmeras exclusivas no gramado, acabaram empobrecendo um produto que a emissora pagou muuito caro para ter seus direitos.

Para 2006, a coisa mudará. E para melhor, espero.
Vou aproveitar que é véspera da final para fazer uma breve avaliação...

Não é porque a seleção brasileira chegou à final que tudo ficou perfeito - o time chegou lá apesar de seus defeitos. O que fica visível nesta competição é que o Felipão tem o melhor material humano disponível (que outra seleção consegue reunir jogadores com o talento e prestígio de Ronaldo, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos? que pode deixar no banco um Ricardinho?). E foi justamente isto - o talento individual de seus jogadores - que soobroou nesta Copa....

Felipão tem sim, seus méritos: com a entrada de Kleberson, deu o equilíbrio que faltava à defesa (disse eu, no passado, que não importava o número de zagueiros e, sim, um sistema que desse segurança à zaga..). Também soube domar os egos estelares de seus jogadores - o que Zagalo não conseguiu fazer em 98, por exemplo... Mas, sim, Felipão teve muita sorte....

Quanto à Alemanha - estes sim pegaram o "caminho suave". Só jogou contra times extremamente limitados, no máximo, esforçados. E, de repente, está na final. No reinado dos chavões, o futebol, fala-se muito do "pragmatismo" do futebol alemão. Mas nada há de pragmático em se vencer por 1 a 0 da Coréia, dos EUA e de um monte de timecos que rolaram por aí... Há ruindade mesmo..

Mas isto não significa que o Brasil já possa ser considerado campeão, afinal, o jogo é jogado.. E sempre há o risco da bola cruzada no meio da nossa zaga..

28.6.02

Aliás, cadê a cerveja? Não é a segunda razão desse blog? Que tal umas pra comemorar o Penta (se perder num quero ver a cara de ninguém...) hehehehehehe
Senhoras e senhores,
no apagar das luzes dessa Copa do Mundo, quero expressar a minha alegria em participar desse Blog e partilhar desse esporte tão brasileiro que é palpitar... Demos várias mancadas e algumas dentro também, mas foi muuuuuuito legal! Bom, quando a gente começou ninguém botava fé na selecinha (eu inclusive) mas tamo quase lá... Alguém arrisca um palpite? Quem sabe o Khan não esperou para todos os gols na final??????
Todos concentrados para o jogo, então... Vou lançar um desafio, preparatório para participação no blog da Copa Kaiser, onde times como XV da VIla Nhocuné, Flamengo da Vila Formosa, Curinthinha da Freguesia do Ó e XI da Vila Ré desfilam seu garbo e elegância...

Coréia do Sul e Turquia, o que vocês acham? Dá para entrar num torneio com as equipes acima??

27.6.02

Nota de hoje no Jornal do Comércio:
"A linha de sanduíches temáticos do McDonald's, homenageando os países da Copa, incluiu mais um no torneio - o McEliminado. É feito com pão francês, carne argentina, molho italiano, azeite português, servido com uma batata nglesa assada."

26.6.02

Mais da musa da copa



uma moça de respeito...
Grande André!! Que foto!!! Digníssima de ser apresentada em um blog de categoria, como este "A Copa do Mundo é Nossa"...

Agora, não quero jogar água na fervura da galera, não, mas gostaria de alertá-los sobre o perigo que a seleção corre no próximo domingo... Imaginem Marcos, Roque Junior, Roberto Carlos e Felipão olhando a equipe adversária, com camisetas brancas e calções negros... As derrotas que estes coitados sofreram graças a uma equipe com uniforme semelhante devem ter causado traumas psíquicos irreversíveis em suas mentes!!

Aliás, como bem observou Washington Olivetto, a seleção da Alemanha tem o uniforme mais elegante de todas as equipes participantes desta Copa... Além de elegância, camisetas brancas e calções negros é uma combinação carismática e que traz bons fluidos.. Alguém reparou que tem uma faixa da Gaviões da Fiel e outra da Camisa 12 em todos os estádios??

Estou quase virando a casaca...
a Alemanha é um saco mesmo, esse jogo vai dar sono, ainda mais domingo de manhã. mas eles fizeram alguma coisa positiva: calaram a boca desses coreanos histéricos. ninguém aguentava mais aquela gritaria. e os caras lá, se achando o máximo. tem até jogador besta dizendo que não vai participar do jogo de terceiro lugar. o sucesso subiu à cabeça, pode?
my God, que siliconasso é esse aqui?
Brasil quase empata com ninguém


O Brasil jogou a semifinal contra ninguém e quase empata com ninguém. A Globo e as emissoras de rádio estão enaltecendo o jogo como uma grande vitória. Foi um jogo ruim, sem comparação com Brasil e Inglaterra. Em nenhum momento os turcos assustaram, chuataram uma bola no gol em 90 minutos. A displicência e o preciosismo impediram que o Brasil goleasse ninguém. O número de gols perdidos foi irritante. A defesa foi bem e o meio idem, mas o ataque irritou demais e desapareceu em determinado momento do segundo tempo. Cada um queria resolver sozinho. Joguinho nervoso, mas fraco. Com muita boa vontade, nota 6. Contra a Alemanha, que é pior do que a Turquia, vai ser um dos jogos mais chatos da história, por se tratar de um clássico mundial. Vai ser mais chato que jogo de xadrez.

Peço licença ao Mau – que anda batendo bola comigo nos comments do post "o que é Brasil? he he" –, para abrir mais a conversa. O que é mais importante? Ser o favorito durante os quatro anos de entre-Copas ou, efetivamente, ganhar na hora do "vamos ver"?! A estória de que o Brasil não era o favorito só torna ainda mais saborosa esta chegada à final. É como se, independentemente de apresentarmos o nosso melhor futebol, sempre estamos entre os melhores – mesmo que os "melhores" se achem mais do que realmente fazem dentro das 4 linhas, né não Batistuta?... É a nossa 3ª final consecutiva! O resto é tudo papo de Nostradamus furado...
Grandes personagens da Copa do Mundo

Toda Copa do Mundo é pródiga em revelar prsonagens - pessoas, que seja por seus dramas pessoais ou por algum aspecto pitoresco, ganham espaço na mídia...Neste ano, a Espanha nos apresentou o Rubiño.Agora, orgulhosamente, "A Copa do Mundo é Nossa" traz a vocês, LUCA, o apostador..







Negocios, negocios. Futebol a parte?

Tem neguinho que é nó cego mesmo. Uma rede de informática na Espanha está fazendo boicot aos produtos coreanos em sinal de protesto pela arbitragem do último jogo entre ambas seleções.

Quer saber mais sobre essa babaquice: Leia mais aqui..

Enquanto isso, sou EU quem vai fazer boicot a esses cretinos. Nunca mais entrarei nessa loja. Pelo menos até eles decidirem fazer o boicot certo. Que tal começar parando de comercializar produtos chines, indonésios, entre outros fabricado por mão de obra escrava e por crianças?
o que é Brasil? he he
Eu queria dizer pro André, Beto, Carlos, Daniel, Elton, Fábio, Glauco, Haroldo, Ilan, Júlio, Kléber, Luíz, Marco, Nelson, Otávio, Paulo, Quelson, Ricardo, Saulo, Tiago, Umberto, Valério, Xavier, Wellington, Yan e Zidane, que vc não sabe nada de futebol, e o Brasil vai ser Penta sim, além do mais, cara, vc tem vários nomes, é sua coleção de macho? Vira homem e coloca seu verdadeiro nome.
Realmente o jogador da França tinha razão, o futebol brasileiro está em plena decad^ncia, 3ª final seguida.............Tome Argentina, França, Itália...........Brasil sempre é mais Brasil

25.6.02

Os coreanos acharam que realmente poderiam ganhar da Alemanha e ser campeões do mundo. É o fim da picada...

A péssima cobertura da Folha


A cobertura que a Folha de S. Paulo está fazendo na Copa 2002 é uma das piores que a imprensa esportiva brasileira já registrou. Sempre com o foco enviezado e equivocado, dessa vez, além disso, a folha enviou repórteres ruins e despreparados, que adoram fazer o jogo do contra e do mau humor preconizado pelo jornal. Só a Folha de S. Paulo viu hoje "cliam pesado e tenso" na véspera do jogo Brasil e Turquia na concentração brasileira. As imagens de TV, na Globonews, foram claras e cristalinas: um treino cletivo bem leve e tranquilo, tudo normal, sem nada de novo. Quem lê o site Folha Online, que reproduz o conteúdo da Folha, acha que os jogadores brasileiros estão tensos e nervosos, com o técnico Scolari à beira de um ataque de nervos. Jornalismo de pésima qualidade feito por gente que não sabe o que está fazendo no Japão.

Chatos e ruins


O jogo da Alemanha não é só chato, é ruim. O time campeão de 1990 também era chatíssimo, mas jogava com um pouco de qualidade, e tinha jogadores inteligentes e hábeis, como Matthaus, Voeller, Brehme (esse nem tanto) e outros. O jogo na semifinal contra a Inglaterra até que foi bom. O time atual, entretanto, é bem lamentável. Tomou sufoco de coreano (que heresia) e deu somente dois chutes a gol em uma semifinal. Não dá, é um time ruim. Mas, como todo time ruim, smepre complica para o Brasil. Caso a nossa seleção passe pelos turcos, o que fatalmente ocorrerá, terá pela frente um time que não vai querer jogar, vai ficar o tempo todo na defesa chutando bolas para a área para o gigante Klose cabecear. Nem msmo o melhorzinho do time, o Ballack, dará jeito, já que não jogará. Se o Brasil tiver paciência e coragem, ganhará da Alemanha no primeiro tempo, caso passe pelos turcos.

Bem, voltemos ao que interessa:
1º/6 Alemanha 8 x 0 Arábia; 5/6 Alemanha 1 x 1 Irlanda; 11/6 Alemanha 2 x 0 Camarões;
15/6 Alemanha 1 x 0 Paraguai; 21/6 Alemanha 1 x 0 EUA; 25/6 Alemanha 1 x 0 Coréia


Tá certo que o Khan é um goleiraço, mas olha os times que a Alemanha enfrentou... Se a gente for pra final (sai pra lá, Zebra!) vai ser difícil segurar nosso ataque.
Pra encerrar, acho que já está mais do que na hora do brasileiro ter orgulho
do seu país mas espero que não seja só com o futebol. Seria bem melhor
orgulhar-se das oportunidades, da qualidade de vida e da transparência do
Brasil, o que sinceramente tá difícil...
Ah, o Raul da Espanha é e sempre foi da adidas, ok? E o Batistuta é da Kappa.

E mais, não assisto jogo porque dá azar (vai por mim...) Mas fico torcendo feito uma desesperada!
Estou repetindo o post porque ontem estava impossível
Concordo que o futebol (como quase tudo, infelizmente, neste país) está
contaminado pela maior de todas as mazelas, a corrupção.
Quanto à mais que requentada história da Copa de 1998, sei que algo estranho
ocorreu mas não acredito que a Nike tenha feito um esquema para perder -
esse definitivamente não é o perfil da empresa. Já se falou inclusive que o
Brasil sediaria a Copa de 2006, o que todos sabemos não aconteceu. (continua...)
Ainda em tempo, cade aquele mascote topeira criado pela Globo............
Três coisas chatas:

1) Fila de banco
2) Horário político na tevê
3) Jogo da Alemanha
adiós amigos

Vivendo o drama da desclassificação da Espanha mais de perto do que eu gostaria, acho que algumas coisas do acontecem por aqui merecem ser comentadas nesse prestigioso blog.

Antes de mais nada, por muito que o juizão tenha metido a mão, a Espanha não jogou tudo isso. Não mereceu uma vitória indiscutível. A classificação teria vindo a partir do "jogo de resultados". E isso se paga caro. Nesse caso, muito caro.

Outra coisa, essa geração de torcedores sofrem de Sindrome de Preseguição. Eles se sentem prejudicos pelo gol que fizeram no Brasil e o juiz não deu em 86, vítimas da cotovelada na cara do Luis Enrique no jogo frente a Itália em 94 e agora da mãozinha do egípcio a favor da Coréia. Tudo isso somado a enorme pressão que os meios de comunicação fazem sobre os jogadores e comissão técnica. Afinal de contas, quanto mais longe chega a seleção da Espanha, mais jornal se vende e mais promoções idiotas essas empresas podem colocar no mercado como "coleciones as camisas da seleção", "compre este diário durante 21 dias e consiga sua xícara oficial dos Campeões", "recorte 17 códigos barra do nosso jornal e envie para nós vocè entrará no sorteo dos bonecos de durepox da seleção", etc, etc, etc. E quanto mais pressão a mídia faz, mais responsabilidade os jogadores assumem.

Também há uma questão política. A Espanha não é um país unido nem coeso. São muitos os jogadores que não se sentem espanhóis. Como você se lembra, o Brasil jogou na fase preparatória contra a Catalunya, uma das Comunidades Autonomas que clama por sua indepencia (de fato a existencia da Seleção Catalã é um ato reinvidicativo em si). Por isso, boa parte dos jogadores suam a camisa porque sabem que a Copa é a melhor vitrine para um possível contrato nos grandes times da Europa e não por "amor a seleção". E querendo ou não isso influi no grupo.

Tudo isso somado ao fantasma de que eles sempre se desclassificam nas quartas de final. Um trauma nacional de dimensões incalculáveis.

Por estas e por outras, cada vez que a seleção espanhola entra em campo a país terme. Mas de medo, y pasa lo que pasa.

24.6.02

Ah, sim, esqueci de comentar - A Copa do Mundo é Nossa foi um dos blogs citados neste mês dentro do Espaço Universitário, do Banco Real, em um grande, estupendo, fenomenal trabalho da competentíssima jornalista Flávia Durante.

Vamos pedir uma grana emprestada a eles??

Campeão do mundo é campeão do mundo. Ponto.



Também está em alta no Japão entre os jornalistas brasileiros a seguinte discussão: o quanto vale ganhar uma copa meia-boca como essa, de 2002? A grande maioria de espíritos de porco acha que não vale nada, já que o nível técnico é baixíssimo e o Brasil também não jogou nada. Logo, essa Copa poderia até mesmo ser riscada da história que não faria falta. Entretanto, contraditoriamente, os mesmos luminares que têm essa opinião afirmam que uma derrota para a Turquia, se não foi uma tragédia, com certeza será uma das maires vergonhas do futebol brasileiro.

É certo que essa Copa 2002 está sendo uma das piores da história (só é melhor que a péssima Copa de 1990). é certo que os "erros" de arbitragens estragaram a Copa do Japão e da Coréia. Entretanto, camepão do mundo é campão do mundo. Os alemães não estão nem aí se eles ganharam a pior Copa da história. Acho que relativizar é necessário, mas jamais desqualificar o campão.

Veja o nível de delírio da internet, esse é parte do e-mail sobre a "conspiração" de 1998: "A aceitação (da maracutaia) veio através do pagamento total dos prêmios, US$ 70.000,00 para cada jogador, mais um bônus de US$ 400.000,00 para todos os jogadores e integrantes da comissão, num total de US$ 23.000.000,00 vinte e três milhões de dólares) através da empresa Nike.
Além disso, os jogadores que aceitarem o contrato com a empresa Nike nos próximos 4 anos terão as mesmas bases de prêmios que os jogadores de elite da empresa, como o próprio Ronaldo, Raul da Espanha, Batistuta da Argentina e Roberto Carlos, também do Brasil. "
A imprensa esportiva atrapalha?


Está aumentando cada vez mais o número de pessoas, entre eles alguns jornalistas esportivos, que acreditam que a imprensa atrapalha a seleção brasileira, não só na Copa como em qualquer outra competição. Fazia muito tempo que eu não ouvia tamanha imbecilidade. Para essa gente, é simples: basta a imprensa só elogiar que o time melhora.

Eu proponho uma saída mais eficiente: acabe com a imprensa esportiva, proíba-a de cobrir os eventos e mesmo de existir. Aí quem sabe a seleção brasileira melhore e ganhe todas as Copas até 2038. Aí vamos estender essa medida para o resntante da sociedade. Se a imprensa só atrapalha, acabemos com a imprensa e aí a administração pública em geral melhora, a economia melhora, todo muito ganha mais dinheiro, o povo fica mais feliz...

Ronaldo acerta novo contrato de patrocínio
Pombo's cabeleireiros.

23.6.02

BOMBA!! DESCOBERTO QUEM FABRICA OS RESULTADOS NA COPA DO MUNDO!!!!

Prezados Leitores,

Depois de intensa investigação, este humilde escriba conseguiu desvendar um dos mais sórdidos segredos do esporte mundial - A Copa 2002 teve resultados arranjados!! Sim, sim, sim.... pare de sacudir esta bandeirinha idiota. De nada valerá!!

A história é simples e, sim, envolve a Coréia, embora não tenha percebido envolvimento direto dos dirigentes sul-coreanos, ou da FIFA. A história tem inínio nos Estados Unidos...

Simples assim: a Palm distribuiu um software para ser instalado em handhelds (estou enjoadíssimo, hoje), com a tabela da Copa do Mundo. Você insere os resultados dos jogos e ele já classifica os grupos, de acordo com os critérios de desempate, etc e tal... tudo ia muito bem, muito bom, até ser descoberto um bug - justamente nas quartas de final!

O defeito apresentado era prosaico - no jogo Espanha x Coréia do Sul, qualquer resultado inserido, passava para a fase seguinte a Coréia!!!! A Palm, que vem perdendo mercado para diversos outros concorrentes, resolveu agir, da maneira mais sórdida. Assumir o erro e mandar uma correção aos seus usuários, seria desmoralizante. Mais fácil seria COMPRAR o juiz da partida, de modo a garantir a manutenção do segredo - o erro de programação do software...

Agora, com relação à Copa de 98, basta descobrir quem montou um programa semelhante que descobriremos a mão que colocou pimenta na banana do Ronaldo....
Uma das piores partidas


A partida entre Turquia e Senegal com certreza estará entre as cinco piores da Copa. Nada como Turquia e Costa Rica, é verdade, mas foi muuuuuito ruim.O time do Senegal, "a sensação da Copa", foi totalmente dominado pelos turcos, que jogam um futebol tosco, primário, sem criatividade e sem ataque. Os chutes a gol foram raríssimos e os esperados dribles dos africanos não apareceram. Qualquer um que se classificasse iria perder e feio para o Brasil (desde que a nossa seleção mantenha a dignidade e a vontade demonstrada contra a Inglaterra).

Turcos acham que dá...


Os turcos acham que têm 50% de chances de ganhar do Brasil na semifinal. Reafirmou o disse no começo da Copa: perder para turco não dá, é inadmissível.

Cruyff em delírios

Leia essa declaração do holandês Cruyff a um jornal inglês:

"O ex-jogador da seleção da Holanda, Johann Cruyff, não está contente com o estilo de jogo que a seleção brasileira está apresentando na Copa do Mundo. Ele teme até mesmo que se o Brasil conquistar o pentacampeonato jogando dessa forma, o futebol como um todo retroceda."

Será que ele prefere o "maravilhoso" time alemão campeão, ou a grande "obra-prima" do futebol-arte que é a Turquia?

Ninguém compra/vende Copa do Mundo


Ok, oa acontecimentos envolvendo dois jogos da Coréia foram estranhíssimos, mas daí a crer que a Coréia comprou a Copa, acho que existe uma distância de anos-luz. A Fifa já anda com a credibilidade abalada e um fato como esse - a venda da Copa do Mundo - ninguém consegue esconder ou manter sigilo. Por isso e por outros fatores é que considero aquele e-mail que circulou pelo mundo após a final de 1998 - e que voltou com tudo na semana passada -, onde é descrito um suposto esquema de venda da Copa pela CBF para que a França fosse campeã, um verdadeiro delírio, embora bastante criativo. Aquela situação descrita é um absoluto abusurdo, um delírio sem tamanho.

Roubo é pouco; Copa sob suspeita


É evidente que a eliminação absurda da Espanha coloca em xeque a Copa do Mundo. Roubo é pouco para explicar. O juiz egípcio é (era) um dos mais respeitados da Fifa, e jogou sua carreira fora ao cometer "erros" inimagináveis e inaceitáveis. Achava que os italianos mão tinham que reclamar tanto, mas começo a mudar de idéia. ficquei enojado e envergonhado por gostar de futebol após o jogo entre Coréia e Espanha. Pelo jeito, vai ser a Alemanha a encarregada de colocar o futebol mundial no seu devido lugar ao eliminar o péssimo time coreano, embora a Alemanha também esteja muito ruim.